“Juraci não era de conversar com estranhos; sua condição, a vivência nas ruas, lhe havia ensinado lições preciosas de sobrevivência.”
A quantidade de pessoas em situação de rua, no Brasil e especialmente na cidade de São Paulo, cresceu de uma forma nunca vista a partir de 2015. Naquele ano, segundo um censo da prefeitura local, o número de seres humanos vivendo sob estas condições era de cerca de 15.905, já em 2019 esse total já somava 24.344 pessoas 1. Em reportagem publicada no portal de notícias G1 em 30/01/2020, além desses números alarmantes também se encontra outras informações sobre os principais motivos que levaram e continuam levando tantas pessoas a viver nas ruas, entre eles os mais impactantes são: conflitos familiares, mortes de parentes, dependência química, perda de casa, problemas de saúde, migração, entre outros.
Como mostra esse importante levantamento, os motivos que levam milhares de pessoas a viverem nas ruas são mais comuns do que nós imaginamos. Qualquer turbulência de ordem familiar, de saúde ou financeira pode ocasionar na ida de uma pessoa para a vida nas ruas. O que indica que essas questões estão mais próximas de nós do que poderíamos supor. Ninguém está imune a problemas dessa ordem e com o aumento do desemprego e falta de opções de moradia, o número de pessoas em situação de vulnerabilidade social é cada vez maior.
Quanto a essas questões, Turmalina segue os conselhos do grande escritor argentino, Júlio Cortázar, que durante suas aulas de Literatura em Berkeley, afirmava que o valor primordial de uma obra literária era a de fazer perguntas2, não sendo função dela encontrar as respostas. Também é desejo de Turmalina instigar as pessoas quanto aos temas abordados transversalmente no livro e assim despertar a empatia do leitor junto a nossos semelhantes que vivem em situação de rua.
Fontes consultadas:
1: População de rua na cidade de São Paulo...
Fonte pesquisada: População de rua na cidade de SP aumenta 53% em 4 anos e chega a 24 mil pessoas | São Paulo | G1 (globo.com)
Em: 15/11/22 as 10:44hs
2: Aulas de Literatura, Júlio Cortázar, Berkeley – 1980.
Comments